Embaixada de Portugal na Dinamarca

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Parlamento Jovens 2017-2018

Informamos que decorre de 24 de Agosto a 20 de Setembro a fase de inscrição das escolas interessadas em participar no «Parlamento dos Jovens 2017-2018», uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – MEC, a DGACCP, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Tem como objetivos principais educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a AR; promover o debate democrático e incentivar o debate e a reflexão.

O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, este ano alusivos às comemorações dos 40 anos da Constituição:com um tema comum: IGUALDADE DE GÉNERO.

Esta iniciativa contempla igualmente os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa. As escolas e associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas, se participantes de primeira vez, podem solicitar a sua inscrição enviando um e-mail para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt (com conhecimento a emi@mne.pt), onde deve constar:

-   a denominação da escola e respetivos contactos (localidade, círculo eleitoral, país, telefone, fax, e-mail e endereço postal);

- indicação da sessão nacional (básico ou secundário) em que a escola/associação se pretende inscrever;

-   nome e contactos do professor coordenador (incluindo e-mail e/ou número de telemóvel, para situações de emergência apenas), e

- nome do membro da Direção da escola/associações responsável acompanhado do e-mail a usar para o envio da confirmação de inscrição.

Uma vez recebido, da parte da Assembleia da República, o código GEPE, os interessados terão acesso ao formulário de inscrição online, na página www.jovens.parlamento.pt. Recomenda-se que conservem aquele código e as orientações enviadas pela AR, pois poderão ser necessários para:

- verificar se a inscrição consta da página oficial;

- o envio de documentação após a sessão escolar, e

- outros procedimentos relacionados com a sessão nacional.

As escolas e associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas, participantes de edições passadas, podem usar o código GEPE anteriormente atribuído e proceder à inscrição através do preenchimento de um formulário eletrónico que estará disponível em www.jovens.parlamento.pt. Caso não tenham conservado aquele código de registo deverão contactar com a AR através do e-mail parlamento.jovens@ar.parlamento.pt.

Os regulamentos e o calendário do programa, bem como a indicação de algumas pistas para abordagem dos temas para as duas sessões vão estar disponíveis, no início de setembro, na página www.jovens.parlamento.pt.

A estadia em Lisboa é assegurada pela Assembleia da República.

Fundo REVITA

Na sequência dos incêndios de grandes proporções que afetaram os concelhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande em junho de 2017, foi criado o REVITA, um fundo de âmbito social com o objetivo de gerir os donativos entregues no âmbito da solidariedade demonstrada, em estreita articulação com os municípios de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

Pretende-se, deste modo, contribuir para uma maior eficiência na gestão dos recursos alocados a este Fundo, na sua afetação aos que deles necessitam, promovendo um reforço da celeridade em todo o processo de revitalização das áreas afetadas.

O REVITA agrega a recolha de donativos em dinheiro, em espécie de bens móveis ou em serviços, com vista à sua aplicação integral na revitalização das áreas afetadas pelo incêndio, prioritariamente na reconstrução ou reabilitação de habitações e seu apetrechamento.

Para mais informação consulte o site www.fundorevita.pt

II Encontro de Investidores da Diáspora (Viana do Castelo – 15 e 16 Dezembro 2017)

A cidade de Viana do Castelo acolherá, nos dias 15 e 16 de Dezembro, a segunda edição do Encontro de Investidores da Diáspora. O evento decorrerá por iniciativa do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, cabendo a respectiva organização ao Gabinete de Apoio aos Investidores da Diáspora (GAID) e à Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Para participar poderá inscrever-se através do correio electrónico gabinete.secp@mne.gov.pt

Pode consultar aqui a carta-convite da autoria do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

 

 

Contactos

Toldbodgade 31, 1th
1253 Copenhagen K
Denmark

(+45) 33 13 13 01
copenhaga@mne.pt

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