Embaixada de Portugal na Dinamarca

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

A Embaixada de Portugal em Copenhaga, em estreita ligação com o Departamento de Tecnologias de Informação, coloca à sua disposição uma nova página oficial à qual vos dá as boas vindas.

As ligações entre Portugal e a Dinamarca são antigas, estando documentadas pelo menos desde o séc. XIII. Ambos os países desde muito cedo saíram da sua própria região, estabeleceram-se e comerciaram com muitas partes do mundo. Para além da tradição marítima que partilhámos, ambos os povos aprenderam assim a conhecer outras realidades. Hoje, partilhamos vínculos estruturantes como membros da União Europeia e da Aliança Atlântica. Defendemos relações internacionais baseadas em regras e princípios e, para isso, ambos trabalhamos empenhados nas Nações Unidas e numa multiplicidade de organizações europeias e internacionais. E, para além de ambos termos feito escolhas nacionais ambiciosas e sustentadas em energias renováveis, somos dos mais fortes defensores de uma agenda ambiental europeia e internacional também ambiciosa.

Esperamos através da ação da Embaixada contribuir para que os laços entre os dois países se continuem a aprofundar, através do desenvolvimento de relações económicas e de investimento; pelo aumento de fluxo de turistas; com o aprofundamento dos contactos culturais; pela continuada cooperação a nível político; e pelo acompanhamento da comunidade portuguesa que reside e  trabalha na Dinamarca.

Portugal é hoje um país moderno e inovador, com grandes empresas internacionais, universidades e instituições de investigação muito bem quotadas internacionalmente e cada vez mais orientado para as novas tecnologias e para a investigação. Perto de 1200 empresas portuguesas exportam para a Dinamarca e quase 300 empresas dinamarquesas exportam para Portugal. Por ano, o intercâmbio de bens e serviços entre os dois países aproxima-se dos 1.000 milhões de euros.

Poderá encontrar nesta página informação política, económica, cultural e consular que esperamos possa ser útil a portugueses como a dinamarqueses. Não hesite em contactar-nos se necessitar de mais informação ou se tiver quaisquer perguntas ou sugestões. Todos os comentários são bem-vindos.

 

O Embaixador

Rui Macieira