Caro cidadão/cidadã,

Perante o muito acentuado crescimento do número de infeções por coronavírus na Dinamarca, o Governo dinamarquês anunciou, através de uma comunicação pública de caráter oficial, a decisão de encerrar escolas e outras instituições públicas até dia 13 de abril. As autoridades dinamarquesas aconselham igualmente os cidadãos a limitar a circulação em locais públicos, incluindo através de meios de transporte partilhados. Encerrarão igualmente, até dia 13 de abril, bares, discotecas, cabeleireiros, ginásios, centros de massagem e centros comerciais (com excepção dos supermercados aí instalados), entre outros estabelecimentos. Serão também encerrados restaurantes e cafés (que poderão no entanto fornecer servicos de entrega ao domicilio). As novas medidas não afetarão o funcionamento dos supermercados e das farmácias, que se manterão abertos. Todos os estabelecimentos que se mantenham em funcionamento deverão dispor de material de desinfeção/lavagem de mãos. 

Passam a estar proibidos ajuntamentos que reúnam mais de 10 pessoas, tanto em lugares públicos como em espaços fechados.

As autoridades dinamarquesas anunciaram também o encerramento temporário das fronteiras até ao próximo dia 13 de abril. Pode consultar mais informações sobre esta medida aqui.

Neste contexto, a Embaixada de Portugal informa que os agendamentos para atendimento na Secção Consular passarão a ser realizados exclusivamente através de marcação prévia por correio eletrónico ou telefone. O atendimento presencial será limitado aos casos em que exista comprovada urgência.

A informação agora partilhada poderá ser alvo de atualizações à medida que a situação na Dinamarca vai evoluindo, pelo que muito agradeceríamos a consulta regular da página oficial da Embaixada.

AVISO: Informamos que a TAP Air Portugal não irá operar voos entre Lisboa e Copenhaga durante o período de 23 março a 19 abril de 2020.

 

Contactos Embaixada de Portugal:

Telefone +45 33 13 13 01

Correio eletrónico – sconsular.copenhaga@mne.pt  e copenhaga@mne.pt

Contacto emergência consular (atendimento 24 horas)
Tel: + 351 217 929 714 | + 351 961 706 472  E-mail: gec@mne.pt

Poderá manter-se atualizado com as informações das autoridades sanitárias dinamarquesas através dos seguintes links em inglês e dinamarquês.

 Sugerimos igualmente a consulta do site: https://covid19estamoson.gov.pt/

 

Os cidadãos portugueses residentes na Lituânia poderão manter-se atualizados através dos seguintes links do Ministério da Saúde da Lituânia:

  • Partilhe